Se você é investidor ou já estudou algo sobre o mundo financeiro, com certeza deve saber que um dos investimentos mais conhecidos na bolsa de valores, são as ações.

Mas você sabia que também existem formas indiretas de investir na bolsa?

Neste texto apresentaremos 3 formas de aplicar seu dinheiro de forma indireta em ações e fazer com que ele rentabilize, contando ainda com o auxílio de um gestor que será responsável por cada aplicação deste investimento.

Ficou interessado? Continue acompanhando para saber mais.

Fundo Long Biased

Fundo Only

ETFs 

Você já ouviu falar de um dos investimentos que mais atraem no mercado financeiro? Estamos falando dos fundos de investimento!

São aplicações simples, que por vezes contam com uma boa liquidez e ainda podem bater a média do retorno do mercado.

Sem contar na questão da diversificação, este é um investimento que pode se encaixar perfeitamente ao que você está buscando para conquistar um rendimento extra a sua carteira.

Inclusive, nós do Mais Retorno, temos um e-book exclusivo e gratuito para que você entenda tudo sobre os fundos de investimentos. Não perca tempo e baixe logo o seu!

E neste texto contamos tudo para você sobre esta opção de investimento que pode te auxiliar a obter uma rentabilidade ainda maior, veja só:

Fundo Long Biased

fundo long biased

Os fundos long biased são fundos multimercado, ou seja, são fundos de investimentos que aplicam seu dinheiro em vários mercados, como renda fixa, ações, câmbio, entre outros.

Eles apostam em estratégias que permitem ganhar não só com a alta nos preços dos papéis como também com a queda. Assim podem ter ganhos mesmo em momentos de baixa do mercado.

Mas é válido ressaltar que 67% da carteira disposta por este fundo deverá estar comprada em ações.

Assim é possível minimizar perdas ou até obter resultados positivos quando houverem quedas no mercado. Ou até mesmo em momentos de grande alta, podendo aproveitar o desempenho para ganhar ainda mais.

Long Biased nada mais é do que a tendência de compra, neste caso uma tendência à alta das ações. E é neste ponto que eles se diferenciam do fundo long only, que abordaremos ainda neste texto.

O melhor é que este fundo permite maior versatilidade do gestor, já que ele pode aplicar seu dinheiro nas melhores opções de ações e especialmente se proteger nos mercados em queda apostando até ⅓ do seu patrimônio na queda de algumas ações.

Uma outra característica dos fundos long biased é que apesar de eles serem em geral fundos multimercado, podem ter a tributação de um fundo de investimento em ações, ou seja, a alíquota será de 15% de imposto de renda, além de não possuírem come-cotas.

Se você quiser saber ainda mais sobre este fundo long biased, é só clicar aqui.

Fundos Long Only

 Outra ótima opção para que você possa começar a investir na bolsa de valores são os fundos long only.

Assim como os fundos Long Biased são guiados por um gestor responsável por todas as aplicações buscando sempre investir nas melhores ações.

São conhecidos por poderem operar somente na ponta compradora de ações, ou seja, os gestores responsáveis por este fundo compram ações avaliando sempre os fundamentos e perspectivas de ganho futuro daquela determinada instituição.

Vale ressaltar também que os fundos long only possuem mais volatilidade do que os fundos long biased. O que significa que podem ocorrer mais oscilações na sua cotação, por isso é importante sempre estar atento a isso.

Ou seja, a grande diferença entre o Long Biased para o Long Only, é que no primeiro caso, você pode se proteger em momentos de quedas e ter uma volatilidade menor na sua carteira de investimentos.

No entanto, quando o mercado for de alta, os fundo Long Only tendem a performar muito melhor, gerando maiores ganhos para seus investidores.

E as opções para que você opere na bolsa de valores não param por aí não.

ETFs

ETF

Outra ótima forma de investir na bolsa de valores é através das ETFs.

ETF é a abreviação para Exchange Traded Fund, que ao pé da letra significa fundos que são negociados entre investidores na bolsa de valores.

Esta é uma forma simples que conquista ganhos parecidos com a variação do índice ou setor específico que escolhe replicar. Ou seja, se por exemplo uma ETF replica o Ibovespa, se ele subir 10% em um único mês, essa ETF terá um desempenho muito parecido. Da mesma forma se este índice se desvalorizar, o mesmo acontecerá com esta ETF.

Este também é um investimento conhecido por ser barato, porque as taxas de administração são ínfimas, logo se o investidor quiser apenas ter o mesmo desempenho do mercado (e não superar ele), é uma alternativa interessante.

Estes fundos contam também com uma gestão passiva, por isso um gestor é responsável por copiar exatamente o desempenho que este índice, usado como referência, tiver.

É importante ressaltar que quando você investe em uma ETF, você está aplicando em um pacote completo de ações, com cerca de dezenas ou centenas de ações.

Além disso as ETFs possuem uma ótima vantagem: os dividendos automaticamente reinvestidos.

Dividendos são os lucros recebidos pelas empresas que você investe e são revertidos a todos os acionistas por suas participações.

E com as ETFS este valor vira automaticamente um novo investimento para você, assim você não precisa se preocupar com eventos que possam ocorrer sobre suas ações e mantém seus rendimentos sempre em evolução.

Para saber mais sobre as ETFs, suas vantagens e desvantagens, clique aqui.

Conclusão

Agora conhecendo as principais formas de aplicar na bolsa de valores, ficou mais fácil de investir, não é?

Vale destacar que é muito importante sempre avaliar o seu perfil de investidor e os objetivos que busca alcançar com suas aplicações para que faça as melhores escolhas.

Além disso, estas opções de investimentos podem ser uma ótima saída para que você possa realizar a melhor diversificação da sua carteira.

Afinal, boas escolhas resultam em retornos positivos para você e seus investimentos.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Sobre o Autor

Mais Retorno é uma fintech que tem como objetivo informar, ensinar e desmistificar o mundo dos investimentos e finanças pessoais para investidores de todos os níveis, com isenção e uma linguagem divertida, interessante, prática e acessível.

3 formas de Investir Indiretamente na Bolsa de Valores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *